sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

 

Cine Tropical «» Tardes Dançantes


Com este primeiro tema dedicado a relembrar alguns dos cinemas que frequentei, inicio uma nova variante no “Reviver Estórias”.

»»Clicar para Tocar««
** The Searchers – Sweets For My Sweet **


Irão ser percursos bastante ligeiros e refrescantes, como frescas foram as nossas idades, os nossos risos, os nossos sonhos, os nossos caminhares ao longo daquela nossa juventude. Todos os temas que escreverei dedicados a essas salas de espectáculos, pois nem só cinema algumas delas ofereciam para entretenimento, iniciar-se-ão sempre com “Cine” [seguido do nome] e do que para além dos filmes nos podiam proporcionar.
Sem nenhuma ordem cronológica sobre qual teria sido o primeiro e último cinema que frequentei, embora saiba que o primeiro foi o Cine Miramar e o último o Cine S.Paulo, o interesse é o de fazer com que nos transportemos para as bastantes recordações que por certo muitos de nós teremos sobre aqueles percursos das nossas vivências no “Outro Lado do Tempo”.
Reconheço que esta temática é difícil de escrever e assim procurarei ilustrar o mais possível, ainda que com imagens de anos diferentes, procurando dessa forma dar uma perspectiva da evolução visual exterior que essas estruturas possam ter tido ao longo dos anos.

O meu primeiro Cine a recordar é o Cine Bar Dancing Tropical



Começo por lembrar que o Cine Tropical fazia a “demarcação territorial” entre o Bairro do Café e o Bairro das Ingombotas, já que se situava na Avª de Brito Godins/Rua de Silva Porto. Era um espaço emblemático e diferente dos demais existentes e encontrava-se situado no que poderia chamar-se de “aorta do coração de Luanda”, pois a sua localização era bem central e de fácil acesso a nível de todos os meios de transporte com rodas e mesmo indo-se a pé.



Confesso que só “descobri” este espaço a partir dos 17/18 anos quando o “famoso” grupo dos boys de S. Paulo e as garinas da Boavista decidiram alargar os seus domínios citadinos e fomos lá cair. Com o decorrer do tempo, quando os boys se “desmembraram” e apenas fiquei eu, fui lá mais umas vezes (pouquíssimas) sempre com a companhia de algumas das garinas da Boavista mais a Eduarda, uma nova potencial candidata a ser conquistada, e o Licínio, que andava embevecido pela minha amiga/"namorada" Celeste, e que recentemente se tinha juntado a este restrito grupo.

** Eu, Licinio, Branquinha, Irene, Celeste e Lili **


A nossa entrada no Cine Tropical era sempre em grande estilo pois quando o grupo dos boys ainda “funcionava” nunca ia todo [falta de kumbu a alguns] e obviamente os que iam davam nas vistas pois as nossas garinas eram dignas de apreciação em todos os sentidos; na simpatia, jovialidade, alegria e comunicação que irradiavam e no aspecto físico que não passava “despercebido”.
O Cine Tropical era uma sala de cinema não totalmente fechada, muito bem arejada e com bastante luminosidade, tendo um jardim exterior onde se podia passear, conversar, conviver e também para sussurros amorosos.



A particularidade deste cinema era a de aos Domingos, após a exibição do filme da matiné, haver as tardes dançantes com grupos musicais a abrilhantarem e a fazerem os corpos da juventude reinante rodopiarem num twist, num rock and rol, ou a colarem-se quando o som era mais melodioso e romântico.

** Conj. Brotolândia **


Devido a essa particularidade de ter que haver espaço para as tardes dançantes, a sala não era dotada de bancos ou cadeiras fixas mas sim de mesas amovíveis. Assim podíamos ver o filme sentados como se num café estivéssemos, podendo-se beber, comer uma sandes e até fumar [quem tivesse esse vicio] e quando chegava a hora do conjunto actuar tudo era rapidamente retirado e afastado para os lados, ficando assim criado o espaço necessário para a tarde dançante. Um outro pormenor era o de que para se estar nas tardes dançantes não era obrigatório ter que assistir ao filme, mas regra geral juntavam-se os dois prazeres, o cinéfilo e o da diversão.

Pessoalmente não tenho nenhuma estória a contar sobre alguma situação particularmente diferente que pudesse ter-me acontecido ou visto acontecer.



A minha passagem pelo Cine Bar Dancing Tropical foi uma passagem santa, ou não tivesse eu nascido no Dia dos Santos Inocentes :))
********************************************************************
********************************************************************

Sendo este o último tema deste ano, desejo aos meus Irmãos e Amigos, conhecidos e a todos quantos frequentaram as Tardes Dançantes do Tropical, assim como aos que ao longo do Ano me têm seguido como leitores deste "Reviver Estórias",



um Feliz e Santo Natal em Paz e Harmonia Espiritual e Familiar e que o Novo Ano 2011 se torne uma Realidade Positiva contornando o negativismo com que nos ameaçam

Saudações e Inté



Comments:
Muito grata pela parte que me cabe nos votos formulados e para si também, de Leoa para Leão, num rugido ronronado, votos de excelente Natal e que o Ano Bom seja particularmente saboreado e festejado, ainda que lá fora faça frio; que em 2011 se concretizem todos os seus projectos e que tenha muitas alegrias e momentos bem passados com os seus familiares e amigos do coração. Um abraço e beijinhos para vós todos à boa maneira da nossa gente: na mesa coisas saborosas e nos corações amor e fraternidade. Inté. CC
 
Olá mano

Mais uma viagem aos tempos em que meninos e moços "visitávamos" estes recantos de tão boa memória. Um local onde os boys de S. Paulo iam com as garinas do Bairro da Boavista, até esse cinema para umas grandes matinés dançantes.

Não quero referir aqui a nostalgia que este teu tema me trouxe pois vivemos o que tivemos que viver, se não vivemos mais foi porque a vida não nos deixou, mas é sempre bom recordar o que nem o tempo nem a memória nos apagou.

Belos momentos.

Para ti e Família, vão também os desejos de um Bom Natal e que o Novo Ano vos traga tudo de bom. Não direi que o novo ano não seja pior que este, é mesmo que o Novo Ano seja muito melhor que este. Ou tudo ou nada, igual é que nunca.

Abraços mano.
 
28-12-2010

Parabéns Mano pelo dia de hoje.

Feliz Aniversário
 
Ah, vinha aos anos, hoje é obrigatório comer aqueles doces que as vendedeiras de rua vendiam, feitos de coco e açúcar, ah, minha gente, melhor que bolo de aniversário... ou com ginguba, mas prefiro coco...
Podemos ir jantar na Ilha uns choquitos grelhados e umas Nocais para vós eu prefiro uma Cuca bem geladinha... O camarão já na mesa a sair p'la travessa e a música soa alto... Que saudade minha gente, que tempos lindos. Ao Tropical fui pouco, não calhava.

Parabéns leão, e que dias felizes te aqueçam o coração...

Aquele nosso abraço de sempre.

da garota lá do bairro.
 
Olá Célia,

agradeço os seus votos Natalicios e de Novo Ano.
Realmente neste nosso novo tempo falta-nos o calor de Angola que nesta época se faz lá sentir, pelo menos em Luanda :)).

Com um forte rugido de Leão envio à Leoa Célia uma "sapatada" de Amizade e Fraternidade Universal.

Que tudo de Bom lhe aconteça no Ano 2011, assim como a todos quantos queira bem.
 
Olá Mano Marius

Tendo mesmo em atenção o que referes "o não termos talvez vivido mais todos os momentos", pois trabucavamos desde muito cedo, o certo é que vivemos muitas vidas que outros, com mais tempo para as viverem jamais as viverão porque aquela idade já "era".
Grandes momentos tivemos e soubemos vivê-los, ainda bem :)).

Sabes bem que este blog é nostálgico, pois é bem bom recordar e recordar é viver, mesmo as situações que possam ter sido menos boas e não me incomodo com isso.

Gostei de ter estado contigo em Lisboa, onde passei o Natal, e ver-te correr no dia 26 a prova S. Silvestre de Lisboa e a forma garbosa como a acabaste. Continuas em grande forma. Parabéns renovados e agora publicamente.

UM GRANDE ABRAÇÃO.
 
Olá Mano Marius,

agradeço a tua publica lembrança do meu Aniversário ocorrido ontem, dia 28, dia dos Santos Inocentes. Tenho cá para mim que só poderia ter o nome que tenho e ter nascido neste dia.

Um abração
 
Olá Laura "Garota de S. Paulo"

pois, pois, as vendedeiras já não vendem dessas coisas boas da nossa infância. Foram outros tempos em que o doce de ginguba ou de coco eram a delicia de todos os kandengues e mesmo de adultos.

Depois de tanto teres lido que só gostavamos da Nocal (a cerveja sem rival) seria neste momento um erro trágico não salientares isso. Cuca só mesmo se atravessando o deserto do Namibe e mesmo assim seria preciso que a nossa Riquita surgisse como oásis a alcançar :))

Quanto ao Tropical também eras na altura bastante menina para essas andanças de filme/dança das matinés dançantes :)). É que depois vinha a soirée e o relógio tinha que parar, :):):):):)

Agradeço os Parabens mas espero que para além de aquecerem o coração os dias felizes também aqueçam o corpo :]]

O abração de levantar
 
Ooops,


menina era
menina seria
e menina ainda sou
passem os anos que passarem
a minha saudade foi a saudade
que a levou...

Sinto-me sempre a jovem que lá viveu, amou e sofreu, a jovem que vivia tão bem e tão feliz, tinha um trabalho maravilhoso, ganhava uns belos escudos, havia o pai e a mãe, os manos, e que mais queria eu?

Sim, os desejos são para a alma que necessita sempre de ser feliz e o corpo que acompanhe o ritmo dessa felicidade que todos desejamos mas nem sempre alcançamos...
Lembras-te de falarmos quando nos encontramos há meses?
É essa felicidade que falta mas que um dia acontecerá. Já não corro atrás da vida, ela é que o faz por mim...

Beijinhos e vamos lá a tentar que possamos estar juntos com o pessoal e falar, falar, deixa apenas o frio passar.

Abraço da garota.
 
Enviar um comentário



<< Home