sexta-feira, 16 de setembro de 2011

 

No Palco com ... [ IV ]


Luanda, 16 de Agosto de 1969.



A noticia caiu como uma bomba na cidade de Luanda, nomeadamente no seio do meio artístico. Num acidente de aviação teriam morrido Isilda Maria e Licinio Carlos.
Longas horas expectantes decorreram até se confirmar, infelizmente, a veracidade da noticia. Efectivamente Isilda Maria, Licinio Carlos, o piloto da aeronave e a esposa do mesmo, que se encontrava grávida, tinham falecido após o avião ter embatido contra uma árvore quando fazia a aproximação para aterrar na pista de Bula Atumba, uma vila cafeeira acerca de 250 kms de Luanda e sita na província do Bengo, devido ao espesso nevoeiro existente. Desse fatidico acidente só se salvou Maria Judite, apelidada como a "miuda de Luanda".

*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=


Este tema “No Palco com … “ é a minha singela homenagem a uma jovem que possuía uma promissora e extraordinária voz e que já se destacava no meio artístico luandense … ISILDA MARIA.

»»Clicar para Tocar««


»»****************««


Conheci Isilda Maria, a exemplo de muitos outros cantores e conjuntos musicais, decorrente das minhas andanças nos diversos concursos que se realizavam nos muitos cinemas de Luanda. Eu ainda a querer mostrar o meu valor de cançonetista e ela, embora bastante jovem, já como cantora de cartaz de palco. Também acompanhei algumas das suas actuações fazendo parte do público assistente. Praticamente éramos da mesma idade, Isilda nascida em Fev/49, eu nascido em Dez/50.

** Ano 1965 com Ondina a descer o S. José Cluny e Ano 1966 no cinema S. Cristovão **


No meio em que circulava, nos tais concursos, tínhamos apelidado Isilda Maria de “a bomba”. Os motivos de tal apelido eram os mais diversos que iam desde a sua jovem presença em palco, por ajuizarmos que estávamos em presença de uma estrela que firmemente se afirmava no universo artístico luandense e ainda pelo seu porte físico. Quem a conheceu saberá lembrar-se de como era a atraente Isilda Maria, a jovem luandense.

Nascida a 4 de Fev/49 bem cedo Isilda Maria começou a ser notada através da sua fresca e cristalina voz que rapidamente a fez saltar, embora timidamente, para as luzes ainda trémulas da ribalta, até, decorridos poucos anos, ter conquistado definitivamente o seu público, que já ia para além da cidade/capital.
Isilda Maria era uma jovem nascida no povo e para o povo sabia cantar. Cantava com alma, com coração, como se o amanhã não existisse e esse sentimento chegava com facilidade aos que nas mais diversas plateias a ouviam, a escutavam, e no final o aplauso demoradamente longo era a forma genuína de reconhecimento por parte desse publico que enchia as plateias.
De olhar gaiato e travesso cedo também mostrou apetência para as mais diversas interpretações no teatro ligeiro de revista, tendo encabeçado alguns elencos cujo cartaz constituída à partida êxito de bilheteira. A sua azougada presença em palco revelava que Isilda Maria já tinha o jeito das vedetas de revista. O presente indiciava que iria ter uma brilhante carreira artística.

** Ano 1967. No Teatro Nacional na peça “Dois Maridos em Apuros”. Ao lado de João Sequeira e, entre outros, Ondina Teixeira e Vanda Maria **


Mas o chamado destino não quis que essa brilhante carreira acontecesse e naquele fatídico dia de nevoeiro quando, em companhia de Licinio Carlos e Maria Judite, ia mais uma vez cantar para o seu público, a morte ditou a sua lei.

** Ano 1966. Licinio Carlos **


** recorte do mapa de Angola com a localização de Bula Atumba **


No passado dia 16 de Agosto fez 42 anos que ISILDA MARIA faleceu. Tinha então 20 anos.

Saudações e Inté