domingo, 19 de outubro de 2008

 

Festival Yé - Yé 1967


Shocking Blue - Venus


Este tema vai recordar um acontecimento que não o vivi.
E, muito honestamente, nem sequer dei por ele.
Talvez por não ter tido o tempo dos estudantes diurnos, por ser um trabalhador/estudante, talvez ... talvez tenha sido essa a razão!

Mas creio que de entre os que lerem este tema por certo que alguns se recordarão desses momentos, por o terem vivido, por nele terem participado.

A "acção" desenrola-se em 1967 e dá publico aparecimento a alguns dos muitos grupos, uns já conhecidos, outros "timidamente" ainda a acertarem os sons e os tons nalguma garagem e a aproveitarem o acontecimento para se darem a conhecer ao grande publico júvenil.

São os "loucos" anos 60/70. Conjuntos de Malange, Carmona, Nova Lisboa e Luanda disputaram com afinco o primeiro lugar do concurso.

Também iria estar em votação a eleição da Miss Yé-Yé e Miss Mini-saia 1967.

Segundo as crónicas, milhares de jovens acompanharam o desfile e fizeram vibrar a marginal e ruas subjacentes, com o seu entusiasmo, com a sua alegria, com as suas vestimentas da época.
Entusiasmo esse transbordado para o recinto onde se desenrolou o concurso.

Lembram-se onde foi realizado esse concurso para a melhor banda e a eleição das misses Yé-Yé e Mini-saia 1967 !?
Obviamente que só poderia ter sido no recinto do Sporting Clube de Luanda:), pois além de estar localizado numa zona central da cidade e de fácil acesso, como bem o sabem, era o local por excelência das grandes manifestações de eventos daquele género.



** clicar na imagem para ampliar **


Penso que este reviver dará mais resultado com a leitura da noticia e as imagens que a acompanham, que com a minha escrita.
Creio irá valer a pena lerem, verem , recordarem e desfrutarem esses momentos dos bons "velhos" tempos, ao som de uma musica/canção que naquela época também foi emblemática.

Saudações e Inté



Comments:
Oláááá, também me passou ao largo e deves compreender porquê! além d enem ouvir não me vestia dessa maneira à hypiie nem o meu velhote ia na cantiga das calças à boca de sino, isso ainda usei, mas mais tarde...nada de charros, de liamba que os jovens apanhavam de tudo...Outros tempos mais conturbados, mas a laura passou entre todos os tempos, impávida e serena, esperando que a vida a fosse levando em frente... Mas lembro das fetas deles na rua e protestos, as latas a arrastar nos carros e motas, as fitas nos cabelos o não á guerra (ai tinham razão ou razões de sobra para protesta) cá para nós queriam era baldar-se às aulas e ao trabalho e viver na maior a charrar... e nós a trabalhar como gente bem comportada... pobres que nós fomos,certinhos honestos e...ganda coisa ganhamos; um chuto no cú dali pra fora quisessemos ou não!. Beijinhos.
 
Exmo Senhores,



Actualmente trabalho na parte de pesquisa da CBV (Produtora de Televisão), para o programa de televisão "A MINHA GERAÇÃO" – em exibição na RTP1, ao Domingo à noite, em directo e apresentado pela Catarina Furtado. Trata-se de um programa de entretenimento, marcado essencialmente por uma vertente de espectáculo (música e variedades). A música é aliás o fio condutor, que nos remete para diferentes épocas. Cada emissão é dedicada a uma década (por exemplo, o primeiro foi dedicado aos anos 80) e todos os conteúdos são ajustados a essa época – música, guarda-roupa, acontecimentos, personalidades, etc. Neste sentido, pretendemos abordar acontecimentos, personalidades, figuras públicas que marcaram Portugal, desde os anos 60 até aos dias de hoje, mas numa óptica diferente: ou seja, dando voz a pessoas que não são muito conhecidas do grande público e que têm algo de interessante/engraçado para contar sobre alguém conhecido ou no contexto de um acontecimento histórico.
De acordo com a nossa pesquisa, para uma das emissões dedicadas aos anos 60, consideramos relevante a abordagem do ponto de vista de algum português que tenha estado em 1969 no WOODSTOCK. Assim achamos interessante se incluirmos testemunhos de alguém que esteve presente e que nos pudésse mostrar um lado mais real/pessoal do que se passou. Neste sentido, solicito a sua ajuda da seguinte forma: identificação de alguma história engraçada/interessante que tenha ocorrido , história de alguém , a sua experiência, etc. O objectivo é essencialmente ter um convidado que tenha uma história interessante para contar ou até mesmo que conheça alguém que nos possa ajudar, isto claro, se não se mostrar disponível a colaborar connosco, o que para nós é sempre preferível.



Este e-mail é enviado sem qualquer compromisso sendo de sua decisão a colaboração ou não no programa da "Minha Geração" sobre os anos 60. Se necessitar de algum esclarecimento não hesite em contactar-nos. Em meio nome e em nome de toda a nossa equipa muito obrigada pela tempo que disponibilizou a ler esta mensagem.

Se souber de algum tipo de informação que seja interessante ou que permita chegar até algum presente não hesite.


Grata pela atenção, aguardo a sua melhor resposta o mais breve possível!


Cumprimentos,



Ana Carolina Gama
 
Festival yé yé não vi, mas
dançar o yéyé muitas vezes dancei nos clubes, as calças há boka de sino não mas a minha sainha de mil flores, cor de laranja, que a minha mãe fez
e comprou o pano na loginha (SABU) fazia um sucesso nem vos digo nem vos conto então os garotos lindos lá do bairro até tokavam os olhos háaaaa háaaaaaa

LAMEKING
 
Enviar um comentário



<< Home