segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

 

Leão Verde «» a Origem


** Era - Ameno **


 Através do tema anterior creio ter “passado a informação” que o Leão Verde já “caminhava por este mundo virtual” antes da existência do blog Reviver Estórias.

Como tudo tem uma estória, e como estou aqui para estoriar o que entendo que deva e queira escrever, vou dar a conhecer de como surgiu o nome e o símbolo que corporiza o Leão Verde.

Nascido de uma família com fortes tradições Sportinguistas, é obvio que só poderia vir a ser simpatizante desse grande Clube de cariz nacional que se chama Sporting Clube de Portugal.
Segundo meu falecido pai, meu bisavó foi fundador/dirigente de um clube que inicialmente se chamou de Sport Clube.

Nascido em 1915,o Sport Clube por ser um clube modesto, discreto, e de mitigada actividade, cedo passou a Sport Clube da Póvoa, para mais tarde, e em busca de apoio que lhe permitisse a sobrevivência, tornar-se o Sporting Clube da Póvoa e filial do Sporting Clube de Portugal. O verde e branco fizeram a sua imagem. A sua existência foi curta, tendo desaparecido em 1941/42 (texto retirado de Futebol Saudade)
Foi dentro desse fervor clubista que nasci, cresci e aprendi a ser do Sporting.
Dentro do conceito que no mundo virtual “viajamos”, regra geral, através de um nick, é mais que óbvio que no meu caso o leão teria que estar presente e ser verde. Leão como sinónimo do animal que simboliza o clube e verde como a cor predominante do mesmo.

Assim nasceu o nick Leão Verde.

Encontrado o nick, entendi que o devia corporizar através de uma imagem que representasse os meus sentires.
Angola, como país da minha infância, dos meus percursos, da terra avermelhada e adocicada e das vivências mais marcantes da minha vida, e o nick Leão Verde tomando forma visual.

Mapa de Angola tinha-o, símbolo que caracterizasse o Leão Verde, não.
Procurei encontrar um leão que ostentasse a força da nobreza, da imponência, de porte majestoso, altivo sem ser sobranceiro, ou seja um verdadeiro Rei Leão Verde.
De pesquisa em pesquisa encontrei todas essas características no leão Sul-Africano. Estava encontrado o segundo símbolo.

Mas como fazer a fusão dos dois símbolos sem que um se sobrepusesse ao outro!?

Após ter estudado várias possibilidades lembrei-me de mim, do autor, e das minhas origens geográficas e como é que tinha chegado a Angola. Simplesmente tinha atravessado uma parte do Atlântico. Tão óbvio como isso.
Finalmente a ideia final estava criada. O Leão Verde vindo de outro continente a irromper em Angola.

** Quanza, o navio em que embarquei para Luanda **


Estava criado o nick e seu símbolo. Tinha nascido o Leão Verde em todo o seu esplendor visual.



Deu-me imenso prazer ter criado a imagem do Leão Verde. Tanto que a tenho estampada em algumas t-shirts, tornando-a numa minha marca de presença nalguns convívios, onde sou imediatamente reconhecido.

Que tenham sentido a mesma satisfação que senti quando criaram o vosso nick/símbolo.

Saudações e Inté