quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

 

Reviver Estórias «» o Nome


** Carl Orff – O Fortuna **


 Desde o inicio do seu surgimento neste planeta chamado de Terra, que o Homem Universal, por ter sido dotado no seu processo evolutivo de inteligência superior à das outras espécies então existentes, sentiu a necessidade de identificar tudo quanto o rodeava, para assim poder transmitir uma informação mais precisa do mundo existente em seu redor.
Assim decidiu dar os mais variados nomes a essas coisas - seres vivos e inanimados -e dentro de cada classe subdividir a mesma com a atribuição de nomes próprios a cada uma das espécies.
Nas espécies do mundo animal uns foram chamados de mamutes, outros de tigres dentes de sabre, ursos brancos e pardos, etc.,etc.
As árvores de fruto foram catalogadas de acordo com a criatividade imaginativa do Homem em relação aos frutos nelas produzidas. As pereiras, as macieiras, as laranjeiras e por aí fora.

Hoje aceitamos com naturalidade que, por exemplo, a maçã só poderia ter esse nome e não outro, mas apenas por ter sido essa a informação passada durante séculos, pois se no inicio esse fruto tivesse sido dotado de um outro nome seria esse o que nos pareceria ser o mais indicado.
E se o Homem sentiu a necessidade de que cada coisa teria que ter um nome, também olhou para si e entendeu que naturalmente também teria que ter uma identidade própria para o mesmo fim e objectivos.

Bom … não pretendo de forma alguma filosofar sobre esta questão, tanto mais que esse não é o tema, nem tão-pouco sou doutrinado nessa disciplina.

Apenas pareceu-me que teria que fazer esta pequena introdução para o verdadeiro assunto deste tema - o porquê deste blog se chamar “Reviver Estórias”.
Primeiro por haver a necessidade de lhe dar um nome, e depois o porquê deste.
Mesmo quando se pense que não se tem nome ou não se quer ter, ele existe.
Lembram-se do “Conjunto Sem Nome”?. Embora dissessem que o conjunto não tinha nome, esse era o seu nome.
Lembrei-me desse conjunto para exemplificar esta ideia, mas nunca o vi actuar.

Mas vamos à estória do nome do blog.

Nunca pensei em ter um blog, nunca pensei em transmitir desta forma algumas das estórias, memórias e situações vividas na primeira pessoa, ou conjuntamente com outros.
As mesmas iam sendo dadas a conhecer através da minha intervenção num fórum magnificamente “habitado” e em que se dava azo a tudo quanto um fórum permitia.
Foram meses/anos mas depois, como tudo na vida, alguns dos “residentes” do fórum enveredaram por esta forma de contacto – o blog -.
E eu, naturalmente, deixei de intervir nesse fórum, passando para os blogues.

Mês de Dezembro de 2005. Era Sábado e estava uma tarde soalheira, própria para se estar numa esplanada, o que acontecia.
Sentado, enquanto sorvia uma água com gás e espraiava a vista sobre os passeantes, recebi uma chamada.
Depois das naturais perguntas e respostas sobre a família, a pessoa do outro lado coloca-me uma questão, mais ou menos assim:
-Estou a preparar um trabalho e não sei que género de título lhe hei-de dar. Lembrei-me de ti para me ajudares nesse sentido. Assim pensa nisso e envia por sms dois ou três títulos e eu verei se algum servirá para o que pretendo.

Questionei-o sobre qual o género de trabalho que estava a fazer, a fim de eu também saber que tipo de títulos poderia sugerir. Deu-me uma resposta a dizer tudo e a nada dizer e que ficava a aguardar.

Bom ... depois de pensar um pouco e com a ideia que fiquei sobre o género de trabalho que estaria a elaborar, enviei três sugestões de títulos:
• Estamos Juntos
• Reviver Estórias
• Ponto de Encontro (este não foi assim, mas tem a ideia base)
"Convirá aqui realçar que lembrei-me do 1º e o 3º títulos por os ter lido no fórum do Sanzalangola, onde participava e do qual ainda sou membro".

Passado pouco tempo desse mesmo dia recebi uma msg dizendo que já tinha o título certo para o trabalho que estava a desenvolver, e que era um dos que eu lhe tinha remetido, mas não dizia qual por só o pretender fazer quando esse trabalho estivesse concluído.

Fiquei algo surpreso com a não resposta, mas penso que não pensei mais no assunto.
Uns dias passados recebo um e-mail a dizer-me para clicar num determinado endereço de site e para o ir visitar ainda nesse dia.
Cliquei no link e deparei com a homenagem que precede esta minha intervenção, com data de 28 Dezembro 2005.
Era o dia de meu Aniversário e o meu irmão Mário oferecia-me um blog com um dos título que eu lhe tinha fornecido e que a ele lhe pareceu ser o indicado para dar nome ao blog.

E foi assim que este blog foi baptizado de




Por esse seu presente de Aniversário, pela “rasteira” que me pregou, pelos “fusíveis” que me irá fazer “queimar” em ir ao baú da memória para “Reviver Estórias”, pelos ensinamentos que me tem transmitido, e pensando que poderei estender este meu agradecimento em nome de todos quantos passarem, lerem e comentarem as estórias, memórias, lembranças e situações que para aqui irei trazendo, envio,

Ao meu irmão Mário um Grande Abraço de Amizade